4 Dicas para uma Higienização Completa​​​​​​​

A higienização oral deve ser adotada como hábito diário, na verdade deve ser feito ao menos três vezes ao dia. [...]

Por que você tem medo de dentista?​​​​​​​

Ir ao dentista, para a grande maioria das pessoas, é algo que causa no mínimo um desconforto ou receio. [...]

Quem viu também curtiu

Escrito por: Dr. Rodrigo Sutter

Alexandre Blanco - logo
Alexandre Blanco - logo

Websérie Gratuita

Descubra o que todo mundo sempre sonhou em saber sobre Implante Dentário.

Dr. Rodrigo Sutter

Clareamento Dentário

“Doutor, o senhor faz clareamento à laser? Porque fiz o clareamento com a moldeira em casa e não adiantou nada!”


Esse tipo de declaração é muito comum e esse texto ajudará a elucidar algumas dúvidas a esse respeito. O uso do laser no clareamento e a sua eficácia são muito questionáveis, pois novos estudos colocam em dúvida a real efetividade no aceleramento do tratamento e na diminuição da sensibilidade dentária.

Outros estudos apontam o clareamento de moldeira, o clareamento caseiro, como o mais eficaz e duradouro, além da facilidade no controle da sensibilidade. Como desvantagem, apontam a necessidade de colaboração e disciplina por parte do paciente.

O clareamento de consultório, com ou sem laser, é feito em sessões de aproximadamente uma hora, em que o paciente recebe a aplicação do gel clareador, que é mais concentrado do que o utilizado no tratamento caseiro, o que acarreta com, mais frequência, episódios de sensibilidade. A associação dos dois tratamentos, caseiro e consultório, também é frequentemente recomendada, quando o objetivo é o de atingir um resultado clareador mais rapidamente.

Em suma, dependendo do grau de colaboração do paciente e da pressa para a obtenção do resultado clareador, o tratamento em consultório pode ser indicado ou não. Lembrando que o uso do laser no tratamento de consultório é dispensável, visto que sua eficiência é questionável.